fbpx

Dia 30 - Verdade

Ser verdadeiro é ver as coisas como elas são; não a coisa em andamento, mas o ponto da sua conclusão. Ser verdadeiro é ver as coisas no caminho, enfrentando os desafios que surgem. Ser verdadeiro é sempre uma expressão do otimismo. As pinceladas podem ser exatas, mas se não há a precisão criada pela honestidade, o quadro não tem qualidade. De fato, quem estiver despreparado para as pequenas coisas, nunca verá o quadro inteiro.

Na vida, a pessoa verdadeira sabe que não deve julgar, a menos que conheça o segredo do tempo; a menos que tenha visto como é a transformação e que nada é fixo até o final. A pessoa verdadeira sente a tranquilidade, a perfeição a distância, mas nunca deixa de ir na direção dela, não vive como se a tivesse alcançado, mas a traz sempre consigo.

Uma vida verdadeira é uma vida sem distrações nem atrasos. Coisas que brilham não atraem os olhos. Há firmeza, destreza, economia e também humor, porque o humor vem do contraste entre como o quadro está e como ele será no futuro.

Por isso, a verdade é uma dádiva deixada em seu colo. É algo muito particular e profundo. É conhecer toda a sua jornada ao longo do tempo. E esse conhecimento só vem para aqueles que estão abertos. Quando há abertura, cordialidade, amor e confiança entre as pessoas, o quadro se completa no silêncio entre as palavras. Áreas obscuras tornam-se claras e se enchem de vida. Nada é acrescentado ao quadro quando há decepção e desonestidade num relacionamento. A pessoa encalha na superfície da vida. A verdade entre amigos é uma abertura para Deus.

A fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

Há 30 sinônimos para 4 sentidos da palavra verdade no dicionário consultado:

  1. Exatidão: fidelidade, exatidão, efetividade, autenticidade, vericidade, fidedignidade, veracidade, rigor, precisão, genuinidade.
  2. O que é real: veras, fato, real, realidade.
  3. Sinceridade: boa-fé, franqueza, honestidade, lisura, retidão, sinceridade, transparência.
  4. Princípio tido como verdadeiro: axioma, certeza, crença, dogma, lei, máxima, postulado, premissa, princípio.

Quantas e quantas vezes você já observou uma situação, uma pessoa, um evento, e julgou, definiu um resultado, um veredito, e depois de algum tempo, um fato novo apareceu, ou a sua percepção sobre os fatos mudou, e aquele determinismo do momento passado, se tornou falso?

Antigamente, quando comecei a estudar certa doutrina religiosa, acreditei que aquilo era “verdade absoluta”, que errados ou falsos eram aqueles que acreditavam em outras doutrinas. O tempo passou, estudei mais, estudei outras coisas, e continuo estudando, e quanto mais estudo, mais vejo que o “falso” naquela época era eu. Não por aquela doutrina estar errada, não estava nela o conceito que era imutável ou completa, mas meu julgamento é que colocou esses equívocos.

Ainda sobre isso, vejo hoje, que a “verdade” é variante para cada indivíduo, e que se uma crença diverge de outra, é por ambas estarem incompletas, ou de alguma forma adulteradas, seja por quem escreveu, seja por quem a usa, creio cada vez mais que a “verdadeira verdade” será aquela em que todas as crenças se encaixam sem desfazer das demais. Algo que talvez só no fluxo do tempo é que será conhecido.

Desapegando dessa posse sobre a verdade dos conhecimentos, fica apenas a veracidade que consigo alcançar, e isso me remete a prática para nós hoje, quanto você é verdadeiro para si mesmo, quanto daquilo que você acredita no mais profundo do seu ser, você emerge em suas palavras e atos? Seus sentimentos estão alinhados com isso? Praticar a verdade hoje, é para mim, buscar cada vez mais essa integridade entre o que penso, sinto, falo e faço, quanto mais, melhor. E a sugestão de hoje é você tentar o mesmo, apenas por hoje tente ser honesto, ser integro e verdadeiro consigo mesma(o), e quando encontrar pontos de discordância, reflita sobre como modificar-se para estar mais verdadeiro, se é um pensamento discrepante, mude o pensamento, se é uma fala, mude sua fala.

Ao final do dia, antes de dormir, analise o quanto você conseguiu ser verdadeiro. Dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. E para as pessoas que você conectou hoje, agradeça-as, doe amor e carinho mentalmente. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato