fbpx

Dia 14 - Introversão

Introversão é o ponto de convergência entre a beleza e o despojamento. É quando externamente há amor e cordialidade, qualidades de qualquer vida humana decente, e internamente há sabedoria e percepção. É quando externamente há relacionamentos com alguns poucos, mas internamente há o suficiente para abastecer um relacionamento com o mundo; externamente há consideração pelo presente e internamente há consciência do futuro. Introversão é a porta que separa os dois; não é limitadora, porque a porta sempre se abrirá, mas é protetora, porque é noite e os ladrões estão rondando.

O que é noite? Noite é quando ninguém sabe ao certo o que quer ou que está fazendo. Noite é quando as pessoas questionam coisas e a porta precisa ficar trancada, porque quem não sabe o que quer, acaba roubando qualquer coisa. Os tesouros de uma mente que se desenvolve em silêncio estão sempre sobre riscos. Então a precaução precisa ser reforçada.

A introversão também deve ser exercitada depois de uma festa em que houve troca de presentes. Nesse caso, é preciso fechar a porta suavemente, até para os amigos mais próximos, e recolher-se em solitude. É a precaução que cuidadosamente verifica quem convida para entrar, não por medo, mas por amor ao que lhe foi confiado.

No entanto, a introversão não é mais silenciosa do que a verdadeira solitude. Ela é participação, mas não apenas isso. É falar com paz, caminhar com humildade, trabalhar com amor. Quando a ação é acompanhada por uma profunda qualidade, isso é sinal de introversão. É quando, em vez de permanecer dentro, você escolhe aventurar-se porta afora levando algo de valor para todos.

Não será sempre noite. Haverá um momento em que a manhã chegará. O que acontecerá então? As cortinas serão abertas e o que está dentro será visível pelas janelas. Os olhos refletem claramente a vida da mente e ainda que não possa ser tocada, pode ser vista e apreciada.

E quando o dia chegar, janelas e portas estarão completamente abertas. A mente se abrirá acessível, e a luz do sol igualará o que está dentro e o que está fora. Será um momento em que privacidade e “individualidade”, proteção e cuidado terão passado. Um período singular de comunhão, quando as mentes estarão tão leves que passarão umas pelas outras sem ferir-se. Um tempo quando a virtude protegida pela introversão será derramada em uma fonte comum de alegria. Será o paraíso.

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

68 sinônimos de introversão para 3 sentidos da palavra introversão:

  1. Qualidade de quem é discreto, modesto e sensato: discrição, resguardo, acordo, circunspecção, prudência, jeito, austeridade, comedimento, decoro, decência, distinção, recato, modo, sobriedade, linha, modéstia, naturalidade, simplicidade, singeleza, silêncio, segredo, sigilo, tino, circunspeção, compostura, desafetação, sensatez, tato, privacidade, autocontrole, despojamento, introspecção, concentração, consideração, ponderação, recolhimento, meditação, reflexão, ensimesmação, ensimesmamento.
  2. Cautela e discrição: reserva, misantropia, afastamento, isolamento, retraimento, insociabilidade, reclusão, cautela, moderação, vergonha, acanhamento, embaraço, timidez, encolhimento, insegurança, rubor, receio, verecúndia.
  3. Concentração total: abstração, absorção, ausência, digressão, excurso, solidão, antropofobia, constrangimento, encabulação, encabulamento.

A psicoterapia reencarnacionista, defende através de suas literaturas, que a introversão é uma inferioridade do ego. Isso em princípio parece entrar em choque com a ideia que a Anthea propõe que introversão seja uma virtude, porém, se você analisar a quantidade e a variação de sinônimos, pode considerar, como eu, que há muito mais que um único conceito por traz dessa palavra. Então, qual é a parte da introversão que a PR considera uma inferioridade do ego, a ser trabalhada? Pelo conceito tratado pelo Mauro Kwitko, é a necessidade nossa em nos retrair, não para pensar e refletir em como agir de forma sensata como explorada no texto do Beleza Interior, mas para evitar a nossa expressão por alguma compreensão equivocada sobre nosso autovalor, condicionado ao julgamento das pessoas ao que pensamos, sentimos ou fazemos. Para este sentido de retração, de fuga e não enfrentamento de situações conflituosas do dia-a-dia, é que devemos ficar atentos, e melhorar dessa tendência. Mas como fazer isso? A proposta de hoje da Anthea, é um caminho: “...falar com paz, caminhar com humildade, trabalhar com amor... ação acompanhada por uma profunda qualidade... você escolhe aventurar-se porta afora levando algo de valor para todos” essas frases, fazem parte de uma proposta de conduta que podemos exercer hoje, e que ao mesmo tempo requerem um certo grau de reflexão e um certo grau de ação, de atitude, integrados de forma positiva e construtiva.

Então, no dia de hoje, vamos nos concentrar em pensar em como nos expressar de forma a construir algo valoroso a todos que nós encontrarmos no dia de hoje, mesmo aquelas pessoas mais desafiadoras do dia. E ao final do dia, reflita sobre como você se saiu na realização deste processo, em cada situação em que você conscientemente estudou uma forma mais assertiva de se expressar, e se expressou conforme entendeu, se você não puder, ou não quiser fazer, não há problema, mas é um exercício que pode trazer grandes ganhos e muitas descobertas sobre uma pessoa muito importante para você: você mesmo. Se realizar o exercício, desculpe-se com você pelos momentos em que não conseguiu realizar o exercício, ou que apesar de refletir, ainda assim as comunicações não foram conforme o esperado, ou as outras pessoas não reagiram como você esperava, é apenas uma experiência, perdoe-se e aos outros pelas situações que não contribuíram entre si pelo bom relacionamento ou resolução de questões, e faça um abraço amoroso mentalmente com essas pessoas, e agradeça a todos pelo dia. Quem estiver fazendo a avaliação pela planilha, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Informações adicionais

Salvar ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

 

Inscreva-se

* preenchimento obrigatório
/ ( dd / mm )

Marque os meios de contato que você permite que entremos em contato com você:

Você pode descadastrar-se a qualquer momento clicando no rodapé de nossos e-mails. Para informações sobre nossas praticas de privacidade, leia nossa política de privacidade. You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, read our privacy policy.

Nós usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicar no botão Inscreva-se abaixo, esteja ciente que suas informações serão transferidas para o Mailchimp para processamento. Leia mais sobre as praticas de privacidade do Mailchimp.
We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

Entre em contato