fbpx

Dia 14 - Introversão

Introversão é o ponto de convergência entre a beleza e o despojamento. É quando externamente há amor e cordialidade, qualidades de qualquer vida humana decente, e internamente há sabedoria e percepção. É quando externamente há relacionamentos com alguns poucos, mas internamente há o suficiente para abastecer um relacionamento com o mundo; externamente há consideração pelo presente e internamente há consciência do futuro. Introversão é a porta que separa os dois; não é limitadora, porque a porta sempre se abrirá, mas é protetora, porque é noite e os ladrões estão rondando.

O que é noite? Noite é quando ninguém sabe ao certo o que quer ou que está fazendo. Noite é quando as pessoas questionam coisas e a porta precisa ficar trancada, porque quem não sabe o que quer, acaba roubando qualquer coisa. Os tesouros de uma mente que se desenvolve em silêncio estão sempre sobre riscos. Então a precaução precisa ser reforçada.

A introversão também deve ser exercitada depois de uma festa em que houve troca de presentes. Nesse caso, é preciso fechar a porta suavemente, até para os amigos mais próximos, e recolher-se em solitude. É a precaução que cuidadosamente verifica quem convida para entrar, não por medo, mas por amor ao que lhe foi confiado.

No entanto, a introversão não é mais silenciosa do que a verdadeira solitude. Ela é participação, mas não apenas isso. É falar com paz, caminhar com humildade, trabalhar com amor. Quando a ação é acompanhada por uma profunda qualidade, isso é sinal de introversão. É quando, em vez de permanecer dentro, você escolhe aventurar-se porta afora levando algo de valor para todos.

Não será sempre noite. Haverá um momento em que a manhã chegará. O que acontecerá então? As cortinas serão abertas e o que está dentro será visível pelas janelas. Os olhos refletem claramente a vida da mente e ainda que não possa ser tocada, pode ser vista e apreciada.

E quando o dia chegar, janelas e portas estarão completamente abertas. A mente se abrirá acessível, e a luz do sol igualará o que está dentro e o que está fora. Será um momento em que privacidade e “individualidade”, proteção e cuidado terão passado. Um período singular de comunhão, quando as mentes estarão tão leves que passarão umas pelas outras sem ferir-se. Um tempo quando a virtude protegida pela introversão será derramada em uma fonte comum de alegria. Será o paraíso.

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

68 sinônimos de introversão para 3 sentidos da palavra introversão:

  1. Qualidade de quem é discreto, modesto e sensato: discrição, resguardo, acordo, circunspecção, prudência, jeito, austeridade, comedimento, decoro, decência, distinção, recato, modo, sobriedade, linha, modéstia, naturalidade, simplicidade, singeleza, silêncio, segredo, sigilo, tino, circunspeção, compostura, desafetação, sensatez, tato, privacidade, autocontrole, despojamento, introspecção, concentração, consideração, ponderação, recolhimento, meditação, reflexão, ensimesmação, ensimesmamento.
  2. Cautela e discrição: reserva, misantropia, afastamento, isolamento, retraimento, insociabilidade, reclusão, cautela, moderação, vergonha, acanhamento, embaraço, timidez, encolhimento, insegurança, rubor, receio, verecúndia.
  3. Concentração total: abstração, absorção, ausência, digressão, excurso, solidão, antropofobia, constrangimento, encabulação, encabulamento.

A psicoterapia reencarnacionista, defende através de suas literaturas, que a introversão é uma inferioridade do ego. Isso em princípio parece entrar em choque com a ideia que a Anthea propõe que introversão seja uma virtude, porém, se você analisar a quantidade e a variação de sinônimos, pode considerar, como eu, que há muito mais que um único conceito por traz dessa palavra. Então, qual é a parte da introversão que a PR considera uma inferioridade do ego, a ser trabalhada? Pelo conceito tratado pelo Mauro Kwitko, é a necessidade nossa em nos retrair, não para pensar e refletir em como agir de forma sensata como explorada no texto do Beleza Interior, mas para evitar a nossa expressão por alguma compreensão equivocada sobre nosso autovalor, condicionado ao julgamento das pessoas ao que pensamos, sentimos ou fazemos. Para este sentido de retração, de fuga e não enfrentamento de situações conflituosas do dia-a-dia, é que devemos ficar atentos, e melhorar dessa tendência. Mas como fazer isso? A proposta de hoje da Anthea, é um caminho: “...falar com paz, caminhar com humildade, trabalhar com amor... ação acompanhada por uma profunda qualidade... você escolhe aventurar-se porta afora levando algo de valor para todos” essas frases, fazem parte de uma proposta de conduta que podemos exercer hoje, e que ao mesmo tempo requerem um certo grau de reflexão e um certo grau de ação, de atitude, integrados de forma positiva e construtiva.

Então, no dia de hoje, vamos nos concentrar em pensar em como nos expressar de forma a construir algo valoroso a todos que nós encontrarmos no dia de hoje, mesmo aquelas pessoas mais desafiadoras do dia. E ao final do dia, reflita sobre como você se saiu na realização deste processo, em cada situação em que você conscientemente estudou uma forma mais assertiva de se expressar, e se expressou conforme entendeu, se você não puder, ou não quiser fazer, não há problema, mas é um exercício que pode trazer grandes ganhos e muitas descobertas sobre uma pessoa muito importante para você: você mesmo. Se realizar o exercício, desculpe-se com você pelos momentos em que não conseguiu realizar o exercício, ou que apesar de refletir, ainda assim as comunicações não foram conforme o esperado, ou as outras pessoas não reagiram como você esperava, é apenas uma experiência, perdoe-se e aos outros pelas situações que não contribuíram entre si pelo bom relacionamento ou resolução de questões, e faça um abraço amoroso mentalmente com essas pessoas, e agradeça a todos pelo dia. Quem estiver fazendo a avaliação pela planilha, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato