fbpx

Dia 7 - Determinação

Determinação é uma linha ininterrupta, uma coluna vertebral. É quando cada situação está ancorada a uma meta invisível que mantém tudo unido. Sem determinação, a vida torna-se dispersa. Com ela, as experiências agradáveis são mantidas e as desagradáveis, abandonadas.

Determinação faz você sentar-se ereto e amar tudo, porque tudo faz parte do movimento para frente. Dia e noite há o sentimento de que basta buscar e então poder tocar a essência de sabedoria que reside em cada momento. Você pode se concentrar naquilo, deixar que sua tenacidade busque aquilo e então a ação ocorre automaticamente como deveria: suavemente correta.

Debater-se com a vida a partir do exterior tentando mudar o visível, é determinação invertida. Ela torna seu rosto áspero e inflexível e, embora possa trazer sucesso aparente, pode criar uma luta interna. Portanto, determinação não é tanto quanto uma questão de ação, mas de tranquilidade. Quando uma qualidade da mente – paz, felicidade, profundidade, pureza – pode permanecer firme e contínua através dos baques da vida, isso é determinação verdadeira. Tal estabilidade, mantida por um tempo, acabará penetrando na superfície da vida transformando-a. E a adversidade desaparecerá. É preciso alimentar a determinação e nutrir as qualidades que você deseja ter. Como? Entendendo-as, examinando-as, usando-as. Elas fazem parte da sua natureza, mas o inverno foi tão longo que elas se esconderam no subsolo. Às vezes é preciso cavar para encontrá-las e trazê-las de volta à superfície. Daí a necessidade do silêncio.

O silêncio dá força para prosseguir, estabilidade para obter êxito, tranquilidade para deslizar sobre dificuldades passadas sem nota-las. Se a determinação se rompe, é melhor parar por alguns momentos, ficar em silêncio e encontrar valor novamente. Caso contrário, o que você fizer será fraco. Sinta o pulsar da situação e apaixone-se pela tarefa.

Fonte: Livro Beleza Interior – O Livro das Virtudes, autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris, versão eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

29 sinônimos para 7 sentidos da palavra determinação:

  1. Definição exata: indicação, definição, explicação.
  2. Demarcação: limitação, demarcação, delimitação.
  3. Decisão: decisão, deliberação, resolução.
  4. Firmeza: afoiteza, ânimo, arrojo, coragem, denodo, firmeza, persistência.
  5. Ordem superior: mandado, despacho, lei, decreto, sentença, ordem, prescrição, regulamento.
  6. Descrição das características: caracterização, especificação.
  7. Contagem: cálculo, cômputo, contagem.

Determinação é aquilo que nos coloca no rumo certo, mas muitas vezes seguimos um “rumo” achando que é o certo e quando chegamos a frente identificamos que não era este o real direcionamento desejado, essa constatação nos deixa com a sensação de “estar perdido”, sem rumo, mas isso é muito pela velocidade, ou pressa, em chegar em algum lugar, ou fazer algo, quando paramos para refletir, meditamos sobre o que realmente é importante, podemos encontrar o que realmente vale a pena buscar, ai a determinação renasce, e temos confiança que estamos no rumo certo novamente.

Às vezes, nós nos pegamos questionando se o que estamos fazendo esta ou não nos afastando do nosso real objetivo, e se analisamos pontos individuais, ao invés da reta formada pelos pontos, podemos estabelecer a falsa impressão de que não estamos alinhados com esse objetivo. Certa vez, ouvi um exercício que um coaching fez com seus coachees em uma viagem imersiva que me fez igualmente refletir sobre essa questão. O exercício consistia neles anotarem as direções que o ônibus tomava e o tempo em que ficava naquela direção, eles estavam subindo uma montanha, e ao final da viagem, eles identificaram que em grande parte da viagem, provavelmente a maior parte do tempo, estavam em direção divergente daquela que era o objetivo da viagem. Porém, ao final da viagem, estavam no cume da montanha, e dentro da previsão da viagem. Como aquilo era possível? O que houve para a viagem, mesmo ficando a maior parte do tempo em direção divergente, algumas vezes até contrária ao destino, eles chegaram, conforme o esperado? Para entender isso, falta um componente importante, que é entender que as vezes é necessário fazer um caminho tortuoso, mas dentro das regras, para chegar ao destino, e que se não sabemos o caminho, não temos o mapa, ou o gps, podemos nos confundir, e achar que estamos no rumo certo, e estar indo contra o nosso próprio objetivo, ou o contrário. E qual é o GPS da alma? Como saber qual é o destino, e se estamos “no rumo certo” para este destino?

Uma forma, mas não única, é meditar sobre quem realmente somos e o que realmente é importante para o que realmente somos, e, depois de identificar isso, determinar os passos necessários para chegar onde acreditamos ser o destino. E a medida que realizamos estes passos, manter “pontos de controle” para repetir a avaliação de quem somos, o que é realmente importante, e os passos dados nesta direção.

Então, no dia de hoje, comece o dia com essa reflexão, sobre o que você acredita que é, inclusive se dissociando de sua casca, e das características e títulos que sua casca detém, e buscando entender o que é realmente importante para você, reveja seus passos do dia de hoje, e questione-se sobre a consistência entre estes passos com o que realmente é importante para que os objetivos reais sejam alcançados, execute cada passo do dia, com a certeza de que ele está alinhado com esses objetivos, ou que são necessários para você seguir para os reais objetivos, e ao final do dia, lááá na hora de dormir, rever o dia, e as oportunidades do dia, e analise como você realizou estes passos. Se você fizer conscientemente o exercício, dando seus passos de forma determinada e alinhada com seu propósito, sentirá que o dia foi bem aproveitado. Dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Lembre-se de se perdoar pelos momentos que seguiu direções que pareciam em desalinho com seu propósito, lembre-se as vezes é necessário seguir uma direção até mesmo contrária, o importante é saber o que se busca, e entender que alguns desvios podem até nos atrasar, mas se o caminho é justo, está tudo certo. Abrace mentalmente os companheiros do caminho, doe amor e agradeça-os por fazerem parto da sua caminhada no dia de hoje.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato