fbpx

Dia 18 - Misericórdia

Misericórdia é a qualidade que vê além da expressão, a necessidade que há dentro dela. Por trás da raiva, a tristeza, por trás da frieza, o medo. A misericórdia vai ao fundo e encontra as necessidades ocultas na mente das pessoas, seu eu-criança.

Ter misericórdia é reconhecer a própria vulnerabilidade e alimentar-se daquilo que você aprende para que ela se fortaleça e esteja no mesmo plano do seu amadurecimento e da sua tranquilidade. Misericórdia é saber que ainda que a mente queira o que é visível e material, suas necessidades são mais profundas e exigentes e não satisfazem com o que é falso ou de curto prazo.

Misericórdia é saber que uma mente fracassada precisa de um sistema no qual preencher suas necessidades. Misericórdia verdadeira não é, portanto, mera brandura ou compaixão, mas um sistema espiritual cujas pegadas nítidas garantem a presença de Deus e, ao serem seguidas, tornam-se um ponto de encontro com Ele. Esse encontro, por si só, é o presente mais valioso que a mente humana pode receber. Nele está o treinamento dos sentidos: um treinamento para recolhê-los para que, livre de influências, a mente possa recuperar sua força e saiba o que é singular em si, como se no momento da vitória silenciosa recebesse sua herança.

Quando uma mente reencontra sua força, ela ganha a confiança necessária para voltar ao mundo e manter-se nele viva e talentosa. Misericórdia é manter exatidão até o último momento e ajudar outros a fazer o mesmo para que eles não mais ancorem suas vidas em atrações temporárias, mas movam-se em direção à beleza encoberta que existe neles. Por isso é errado culpar alguém que machuca você, porque a recriminação só vê o que está fora e não o que há por trás. Misericórdia é pensar, fazer e falar só o que conduz ao interior, onde estão os verdadeiros motivos.

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

10 sinônimos de misericórdia para 3 sentidos da palavra misericórdia:

  1. compaixão, piedade, pena, indulgência.
  2. graça, perdão.
  3. bondade, clemência, indulgência, compaixão.

Você já julgou algo ou alguém, e depois viu que estava errada ou errado, ou equivocada ou equivocado? A virtude de hoje é um antídoto para isso, pois quando você se dedica a ter misericórdia de si e do outro, automaticamente buscará entender mais a fundo o que levou a pessoa a fazer algo, e só descansa quando entende qual o sentimento, qual o raciocínio, motiva aquela pessoa, ou você mesmo, a fazer algo. E quando entende, se ocupa em acolher, em confortar, de forma equilibrada, a si mesmo e o outro.

A proposta no dia de hoje é buscar essa investigação em si e nos outros, em busca do real motivo dos comportamentos. Sem julgamentos apressados, apenas acolhimento equilibrado. E ao final do dia, reveja os eventos e situações, e como antes, perdoe a si e aos demais pelos momentos destituídos de misericórdia, afinal estamos todos em aprendizado, em evolução, desculpe-se, se necessário, doe amor mentalmente a todos que precisaram de você hoje, e agradeça-os pelas oportunidades trocadas. Quem estiver fazendo a avaliação pela planilha, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato