fbpx

Dia 8 - Disciplina

Disciplina vem de dentro. Se for imposta ou assumida por exibicionismo, é como vestir um casaco. Você o veste na rua onde ele é visto, mas quando entra num lugar quente, simplesmente o tira. Na intimidade dos seus problemas, ela é um peso do qual você quer se livrar. A verdadeira disciplina faz parte de você. É uma expressão do seu respeito pela vida, por isso você veste o casaco. Também é uma expressão de respeito que tem por si, por isso você mantém mesmo quando as coisas ficam difíceis.

É natural ser disciplinado, adotar um padrão de vida que siga uma ordem. A natureza tem ordem: felicidade e tristeza. Mesmo que às vezes incompreendidas, elas possuem tempo determinado. Nada acontece por acaso. Até a morte obedece a um sistema. Só não conseguimos vê-la. Portanto, existe uma atração pela disciplina. A verdadeira liberdade não é o que parece ser e esse é o motivo por que nos sentimos infelizes se não adotamos uma rotina.

A disciplina requer uma meta tangível, a adoção de algo maior que você para orientar suas atitudes; se não, como você saberia identificar o que está errado ou pelo que deveria lutar? A menos que você tenha o espelho de um sistema no qual se mirar, nada parecerá errado. Pode ser o sistema de uma profissão ou a canalização de um talento. Uma bailarina não usaria saltos altos, um atleta também não, um político observa com cuidado suas palavras. No entanto, na sua melhor expressão, a disciplina vem de algo que está muito além de tudo isso, algo espiritual que transcende o talento ou a profissão.

Quando a disciplina vem do comprometimento do espírito, traz um segurança inabalável. Ela acende o fogo do amor com sua serenidade. Ela o mantém no meio da estrada sem freadas bruscas até o final da viagem. Traz segurança na enfermidade porque a disciplina o obrigará a manter a clareza quando seria mais fácil desistir; traz segurança na felicidade pois impedirá de derramar-se em sentimentos excessivos para os outros se enredarem; traz segurança no sofrimento porque o conduzirá por caminhos que trarão de volta a alegria. Em todos os estados de espírito, a disciplina mantém-no suavemente estável. Disciplina é misericórdia. É a voz interior que suaviza a resistência das fraquezas e conduz para a liberdade.

Fonte: Livro Beleza Interior – O livro da virtudes, autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris, versão eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

58 sinônimos de disciplina para 9 sentidos da palavra disciplina:

  1. Obediência às regras: respeito, obediência, sujeição, subordinação, acatamento, condicionamento, restrição, acato, cumprimento, observância.
  2. Norma: lei, estatuto, norma, preceito, princípio, regime, regimento, regra, regulamento.
  3. Ordem: arrumação, método, ordem, ordenação, organização, hierarquia, ordenamento.
  4. Determinação: concentração, aplicação, constância, determinação, disposição, firmeza, regularidade.
  5. Área de conhecimento: cadeira, ciência, doutrina, matéria.
  6. Instrução: educação, ensino, instrução, doutrinação, doutrinamento, ensinamento.
  7. Castigo: castigo, mortificação, pena, punição.
  8. Correias usadas para flagelação: correntes, cordas, açoites, suplícios, tiras.
  9. Planta de raízes medicinais: carijó, espelina, espelina-verdadeira, fel-de-gentio, purga-de-carijó, tomba.

Algumas pessoas, ao ouvir as palavras disciplina, rotina, ou algum destes sinônimos acima, tem sensações aversivas, ou falam algo como “isso não é pra mim”, etc. Mas se você observar a vida dessas pessoas, verá que elas têm grande sofrimento psíquico por questões das mais diversas, que se encarassem a ideia de disciplina como uma guia segura para leveza e paz de espirito no cotidiano, não teriam a grande maioria dos problemas que vivenciam, talvez sua vida esteja num destes casos...

As vezes, o motivo que impede a pessoa de disciplinar-se, é um raciocínio que a vida com disciplina é uma vida rígida, sem liberdades, ou leveza, mas essa imagem não é verdadeira, ela é reflexo da vida de algumas pessoas, que uniram disciplina e ocupação excessiva de seus dias com atividades constantes, na crença de que assim teriam algum conforto mental, ou a certeza de resultados. Mas é possível haver disciplina, sem essa ocupação excessiva, na verdade, é preciso inclusive disciplina mental para não deixar que isso ocorra, causando inclusive os mesmos tipos de sofrimentos psíquicos que aqueles que tem aversão a disciplina. “Cuidado com o vazio de uma vida totalmente ocupada” é uma frase que me ocorre, para inclusive buscar que a minha própria disciplina de não entrar nessa conduta de agenda totalmente cheia.

E então, o que seria a disciplina espiritual? Olhando de uma ótica reencarnacionista, onde compromissos e ocupações excessivas não fazem sentido, exceto para servirem de experiências para o aprendizado? Creio hoje que a resposta que mais se aproxima disso é a ideia de, apesar de todas as experiências e eventos do dia-a-dia, conseguirmos manter os pensamentos, as emoções, as palavras e os atos, alinhados com o propósito encarnatório atual, ou seja, se por exemplo, vim aprender a me relacionar amorosamente com uma ou mais pessoas, manter a conduta amorosa, mesmo quando o ego acredita que a conduta delas não justifica doar amor, ou se por exemplo, vim aprender a honestidade, manter uma conduta honesta, mesmo quando todos ao redor, não se conduzem dessa forma, ou seja, esta muito alinhado com a virtude de ontem, a determinação.

Então, no dia de hoje, vamos praticar a disciplina espiritual, evitando cair em armadilhas ou gatilhos que podem nos desviar, dos objetivos do nosso processo de evolução do ego atual. E, ao final do dia, antes de dormir, vamos fazer uma avaliação, verificar as oportunidades de exercer a disciplina que vivenciamos, e analisar a nossa conduta. Se não tivemos uma conduta conforme o esperado, não há problemas, muito pelo contrário, está tudo certo, é pela prática que vamos ficando cada vez melhores nisso, e é pra isso que estamos na experiência. Dê a si mesmo uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”, se desejar, anote isso na planilha sugerida, ou numa agenda, e nos próximos meses, no dia 8, poderá, se assim desejar, avaliar a sua evolução no desenvolvimento desta disciplina. Lembre-se de perdoar a si mesmo, e aos companheiros de jornada do dia, doar amor, abraça-los e agradece-los mentalmente.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato