fbpx

Dia 29 - Tolerância

Tolerância é continuar mesmo quando você é jogado contra uma parede muito dura. Um quadrado não pode pular, porque tem linhas retas, mas a bola pode porque é redonda e é geralmente leve. Seja de que tamanho for, ela pulará. Andar em linha reta é perder a implicação das coisas, é ser limitado e ditado pelo presente. Essa vida é só o que existe e com essa postura você mira os seus propósitos diretamente sem amplitude nem beleza. E os cantos do quadrado, as mudanças repentinas de direção, podem machucar as pessoas. Não se associa a bola com machucar, mas com jogar.

A tolerância vem de perceber que tudo é como um enigma, tudo funciona em círculos, e saber que o que é desconfortável logo mudará. Há movimento constante na tolerância, há flexibilidade, porque se está feliz com a mudança. O quadrado encontra sua posição, e isso é tudo. O tolerante pode se adaptar a qualquer situação e introduzir um elemento de diversão e humor. O humor pode vir de muitas coisas: da necessidade de superar a imperfeição, a mágoa ou o desespero, mas o humor da tolerância vem do otimismo.

Como se pode ter tolerância de um modo maravilhoso como virtude e não como necessidade? Primeiro é preciso amar a quietude e fazer muitas vezes a silenciosa viagem interior; observar o quadro de nascimento após nascimento desdobrar-se; brincar mentalmente com esse ciclo (ou esfera) de eventos. Isso traz tanta beleza que, mesmo que os problemas e o lado feio sejam vistos, serão perfeitamente incorporados ao desenho. Eles fornecem o contraste.

Depois disso, temos de amar as pessoas não de maneira superficial, mas como seres que possuem um intricado padrão de experiências interiores, um talento singular em seus corações que na maioria das vezes está encoberto. Quando você começa a olhar nos olhos das pessoas e percebe como são raras, fazendo com que elas também encontrem sua raridade, então a tolerância torna-se fácil. É a expressão do seu respeito pela qualidade, por ter uma vida excepcional. Onde não há tolerância, tudo é comum, o que é uma pena. É como ficar à margem das coisas. Tolerância é aceitar o jogo e aproveitá-lo.

A fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

18 sinônimos de tolerância para 2 sentidos da palavra tolerância:

  1. Condescendência e transigência: condescendência, transigência, indulgência, complacência, contemporização, temporização, paciência, compreensão, cachimônia, calma, flexibilidade.
  2. Licença ou isenção de algo: licença, isenção, dispensa, liberalização, permissão, consentimento, liberdade.

Quanto da vida você enxerga com bom humor? Como se fosse, e realmente é, uma oportunidade de se exercitar de se suar a camisa se divertindo? Tem muita coisa que não conseguimos fazer isso pois requer muito esforço, e não desejamos fazer, somos obrigados, isso é bem verdade em muitas situações, mas a questão é que é possível desenvolver essa postura. Quando estamos crianças, fazemos exercícios físicos através de brincadeiras, ficamos suados e nem percebemos, mas quando estamos adultos ficamos resistentes a fazer uma atividade física por causa do suor por exemplo, porque será? Talvez a resposta esteja na alegria de brincar e que perdemos ao transformar a brincadeira em obrigação.

A proposta de hoje é desenvolver a tolerância as atividades, eventos e pessoas do dia, vendo-as com, por exemplo, como oportunidades bem-humoradas de desenvolver uma ou mais experiências de aprendizado lúdico. Sem fantasias ou autoenganos, apenas um exercício mental de tentar enxergar em cada situação, por mais desafiadora que ela seja, algo para tornar mais humorado e com isso tolerável. Se você considerar que, em 5 minutos ou em 50 anos, realmente a situação vai inspirar outros sentimentos em você, talvez não pareça tão absurda essa ideia.

Ao final do dia, antes de dormir, reveja sua conduta perante as atividades e pessoas nos eventos do dia, veja o quanto conseguiu ser mais tolerante, e veja se o humor foi mais ou menos influente nisso. Dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. E para as pessoas que você conectou hoje, agradeça-as, doe amor e carinho mentalmente. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato