fbpx

Dia 21 - Precisão

Precisão é estar no lugar certo no momento certo; é sair do silêncio e falar na hora certa; é sair da participação e entrar no recolhimento, é sair do trabalho e entrar na diversão, é sair do colorido e entrar na neutralidade, tudo na hora certa. Precisão é o delicado ponto de transição de uma coisa para a outra.

A precisão dá forma aos sentimentos profundos que preenchem a vida. Ela permite que eles sejam expressos como devem, com coerência e poder. Assegura que nada vá muito longe, seja exagerado, fustigado até a morte. É um delicado controle, não tão obvio quanto a disciplina, porque a disciplina geralmente inspira a ação, ao passo que a precisão, igualmente importante mantém checagem sobre a ação.

Precisão é saber como viver espiritualmente no mundo material, como tornar feliz e exato o ponto de encontro entre mente e matéria. Portanto, “a pessoa precisa” sabe como conservar a saúde, porque nunca se força demais, e, também como evitar a fraqueza. Ela entende os efeitos sutis do pensamento sobre a máquina do corpo, o relacionamento entre o que vem da mente e o que os lábios falam, entre o que é tocado pelas mãos e o que são as ações. Cada ponto de encontro tem seu segredo. A precisão entende isso.

A precisão não é forçar a matéria a certa ordem, nem forçar o silêncio porque você sabe que não deve falar. Não é um pânico interno que de repente bloqueia a expressão e diz “não!...” É a força que dá profundidade e serenidade interiores para receber cada segundo com respeito – lentamente, corretamente. Se você se movimenta muito rápido, perde o ponto de encontro das coisas e age como a lebre que larga em disparada, mas perde a corrida. É mais seguro ser a tartaruga!

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

39 sinônimos de precisão para 7 sentidos da palavra precisão:

  1. Exatidão: acerto, certeza, correção, exatidão, justeza, retidão, rigor.
  2. Precisão na escolha das palavras: acribia, acribologia, clareza, definição, distinção, nitidez.
  3. Concisão: brevidade, concisão, laconismo, sintetismo.
  4. Prontidão: diligência, pontualidade, presteza, prontidão, regularidade, solicitude.
  5. Perfeição: capricho, esmero, exação, impecabilidade, perfeição, primor, requinte.
  6. Carência: aperto, apuro, carência, falta, privação.
  7. Urgência: exigência, indispensabilidade, necessidade, urgência.

Quando penso sobre a virtude da precisão, como descrita pela Anthea, me vem a ideia de equilíbrio entre as várias dualidades da encarnação. Entre o silêncio e a fala exagerada, há a fala precisa, de falar somente o necessário e exatamente necessário; Entre a morosidade e a pressa, há o equilíbrio de andar na maior velocidade aceitável e que seja sustentável por mais tempo; Na alimentação, entre a ausência de apetite e gula, há o alimentar-se apenas daquilo que o corpo necessita, sem exageros ou deficiências nutricionais; Entre o pensamento distraído e o turbilhão de pensamentos, há o foco concentrado no agora, com fluidez e sagacidade entre o que se está pensando e o que se fala; No equilíbrio geral da encarnação, entre o total materialismo e a total fuga da matéria, há o vivenciar as experiências materiais consciente que somos Espíritos em uma experiência material, nem o contrário e nem as aversões ao processo; Todas são possibilidades de equilíbrio, de precisão espiritual, que devemos de alguma forma buscar no nosso auto desenvolvimento.

A proposta de hoje, é buscar esse equilíbrio através da precisão de pensamentos, sentimentos, palavras e atos, a cada momento, a cada evento do dia, buscar o equilíbrio destes quatro níveis de atuação, e conscientemente buscar o equilíbrio, a precisão de pensar o necessário, o suficiente, sentir equilibradamente, falar e fazer o suficiente. E ao final do dia, reveja os eventos e situações, e como antes, perdoe a si e aos demais pelos momentos em que foi impreciso, afinal estamos todos em aprendizado, desculpe-se, se necessário, doe amor mentalmente a todos que se conectaram com você hoje, e agradeça-os pelas oportunidades trocadas. Quem estiver fazendo a avaliação pela planilha, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato