fbpx

Dia 23 - Rendição

Rendição é nunca olhar para trás. Ainda que o que ficou para trás seja conhecido e atraente e o que está adiante seja, na melhor das hipóteses, apenas um sonho, render-se é caminhar constantemente para frente. É quando cada passo não é precipitado nem indeciso, mas cuidadosamente escolhido e acertado.

O primeiro passo da rendição é pôr o pé na estrada, é renunciar definitivamente o conforto da encruzilhada e escolher uma direção. Seja ela qual for, o espírito tomou uma decisão: cada passo deixa o rastro para o que vier atrás.

Depois, virão todas as complicações e alegrias da viagem, as dificuldades, a economia, a paciência, o humor e o companheirismo. Render-se é ser sempre criativo. É contribuir a cada segundo com virtudes para a jornada – não apenas extrair o melhor das coisas, mas torná-las belas. Há inimigos, evidentemente, mas é preciso rendê-los também. Veja seus pontos fortes, suas virtudes, e eles morrem. E se não há virtude, render-se é manter-se calmo e seguir em frente.

O estagio final da rendição é o voo. Pensamentos elevados dão suporte aos relacionamentos, pensamentos tão plenos de verdade que elevarão você naturalmente. Quando os pensamentos possuem tal clareza, o meio de transporte muda. Do chacoalhar suave ao lado de outros, adaptando-se às dificuldades, ajudando, sendo ajudado, à decolagem. Isso é render-se ao novo, a uma forma de expressão totalmente diferente, a um ponto de solitude a partir do qual é possível oferecer companhia e assistência mais sutis. A rendição mais elevada é tornar-se um anjo.

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

3 sinônimos de rendição para 1 sentido da palavra rendição:

1: capitulação, entrega, submissão.

Vamos seguir em frente hoje? Todos temos passados que muitas vezes nos influenciam, nos bloqueiam, que motivam o nosso receio em seguir em frente, em tomar decisões. A proposta de hoje é se render ao presente, e ao mesmo tempo, tomar decisões agora para seguir adiante. E pra ajudar mais nesse processo, vou te dar uma sugestão: encare o passado como experiências que não deram certo, e que você tem agora uma nova oportunidade de fazer uma nova experiência, e sabe que aquele caminho do passado não funciona justamente por ter passado por ele, então seja apenas grato pelo passado e siga em frente, um outro caminho, um novo caminho. Porém, se o caminho que você já está, tem funcionado, decida-se por segui-lo com mais confiança, seguir o mesmo caminho, mas com uma atitude diferente, já será um novo caminho.

Outra proposta da virtude de hoje, é a rendição dos assim chamados inimigos, essa é particularmente uma proposta interessante para reflexões mais amplas: não existem inimigos reais, mesmo as pessoas mais desafiadoras da nossa encarnação, na verdade são oportunidades, seja para o nosso próprio aprimoramento, seja para nós auxiliarmos no aprimoramento delas, seja mutuamente. Em todos os casos, o desafio não e a outra pessoa, e sim nossa mudança de visão em relação e elas, e não descansar enquanto isso não acontecer, pois se estamos de alguma forma incomodados com o jeito de ser do outro, ou com a conduta do outro, não nos rendemos verdadeiramente, estamos, de alguma forma, ainda presos ao passado, aos conceitos, as crenças, aos raciocínios que criticam e julgam o outro, e se como o outro nos vê e fala conosco é o que nos incomoda, o desafio é de aprimorar a nossa autoestima, render-se ao processo de reconstruir-se melhor, aceitando, acolhendo o que o outro fala, vencendo o incomodo, sem criar desculpas, subterfúgios ou justificativas, e responder a seguinte pergunta: como eu posso, independente de concordar com o que pessoa pensa, diz ou faz comigo, me tornar uma “versão melhor de mim mesmo” aproveitando coisas positivas dessa relação, e se não houver nada de positivo que você consiga aproveitar, seguir o conselho da Anthea, “manter-se calmo e seguir em frente”. Ao final do dia, reveja os eventos ocorridos, veja se você se rendeu-se, seguindo em frente, tomando decisões, e aproveitando o que houve de melhor das trocas das relações, e dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. E para as pessoas que você conectou hoje, agradeça-as, doe amor e carinho mentalmente. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato