fbpx

Dia 5 - Coragem

Coragem pensa apenas no destino e nada mais. É a força de uma vontade determinada que há por trás de cada movimento e, portanto, o fracasso está longe dela. Coragem é quando você não necessariamente vê, mas no seu coração você sabe, e esse saber torna-se uma luz com a qual você consegue enxergar. Então você para. A coragem cresce com a vida, mas é também a qualidade da criança que não conhece desafios e do adulto que ignora o poder deles.

Coragem é dar um passo adiante numa área de dificuldade, sem a solução em mente, mesmo assim sentindo que a vitória está a sua frente. É ir de mãos vazias, mas sabendo que a mão de Deus está estendida para lhe puxar.

Coragem é dizer o que você acredita sem diluir, sem desejar qualquer aprovação sabendo que um ideal profundamente concebido é suficientemente forte para resistir à oposição e se for nocauteada, a coragem então saberá então não recriminar, mas reconstruir-se ainda mais forte.

A coragem não surge espontaneamente no momento de perigo. É fruto do esforço consistente de quem vive de acordo com as regras. Sua expressão é apenas a ponta de um enorme iceberg que se formou ao longo de anos. É a rocha sob a superfície cuja parte visível é a ilha onde outros descansam. Você sabe quando a coragem existe em alguém. Você pode senti-la e confiar na pessoa.

Há algo de emocionante na pessoa corajosa. Mesmo que as circunstâncias sejam contrárias, ela sabe que vencerá, pois tem a força da qualidade acima da fraqueza da quantidade. Ela fala pouco, faz muito e nunca promete, pois, o corajoso sabe que ao lado de uma meta elevada há sempre uma inteligência movendo-se em silêncio, dando um passo de cada vez. A coragem é ousada, mas é sempre cuidadosa.

Fonte: Livro Beleza Interior – O Livro das Virtudes, autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris, versão eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

43 sinônimos para 5 sentidos da palavra coragem:

  1. Bravura: afoiteza, ânimo, arrojo, bravura, denodo, desassombro, desembaraço, destemor, impavidez, intrepidez, peito, temeridade, valentia, valor.
  2. Determinação: firmeza, determinação, constância, decisão, esforço, força, perseverança, tenacidade, zelo.
  3. Atrevimento: descaramento, desaforo, desfaçatez, atrevimento, audácia, desplante, insolência, ousadia, petulância.
  4. Hombridade: hombridade, brio, nobreza, grandeza, dignidade.
  5. Branqueamento da roupa ao sol: branqueação, alvejamento, branqueamento, branqueio, cora, coradouro.

Sempre que penso sobre a coragem, me vem a imagem de um caminho coberto pela neblina, onde não é possível ver o caminho, mas ao “tomar coragem” e dar um passo, a neblina se dissipa e enxergamos o caminho que estava lá o tempo todo. A coragem é esse impulso confiante que temos ao dar o passo.

Pela compreensão de que somos todos centelhas-divinas, em processos de aprendizados, a coragem talvez seja inclusive o que muitos de nós viemos aprender, algo que podemos ou até devemos conscientemente desenvolver. Mas existe aí uma “pegadinha” do processo, e que no texto Anthea teve o cuidado de chamar a atenção, que “...a coragem é ousada, mas é sempre cuidadosa...” ou seja não devemos confundir “coragem” com “inconsequência”.

Vamos hoje então, a cada momento, a cada evento do dia, conscientemente praticar coragem, de falar, de agir, mas com os cuidados necessários, e ao final do dia, lááá na hora de dormir, rever nosso dia, revisar as oportunidades de exercer a coragem que tivemos durante o dia, e analisemos como nos conduzimos. Se você conscientemente fez o exercício, falou e fez com coragem tudo que cuidadosamente identificou como necessário e da melhor forma. Dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Lembre-se de perdoar-se pelos momentos que não falou o fez com coragem o que você crê que era necessário, perdoe os outros que foram de alguma forma covardes com você, lembre-se que estamos todos em aprendizado, mas nem todos com a mesma conscientização. Abrace-os mentalmente, doe amor e agradeça-os pelas oportunidades do dia de hoje.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato