fbpx

Dia 4 - Cooperação

Cooperação pode ser a virtude humana menos reconhecida, mas é uma das mais valiosas. Não é reconhecida porque não é um produto final. Por estar relacionada ao processo de realização, sua grandeza reside no fato de expressar-se nas ações mais comuns do cotidiano.

Quem possui essa virtude assemelha-se ao sol brilhando num evento ao ar livre, num lugar onde geralmente chove. O evento é elogiado, mas o sol é esquecido. A analogia deve-se não porque existe virtude no clima (pelo contrário), mas para demonstrar quão vital é a cooperação mesmo ela não sendo reconhecida. Sem cooperação não haveria evento.

Então ser cooperativo significa estar atento ao que é necessário para o sucesso, fornecer o que é preciso (e nada mais) na hora e no lugar certos e então se retirar. Quem oferece seus serviços e em seguida espalha seu nome sobre os resultados não é cooperativo. É preciso ser invisível e preciso no fazer e, então, partir sem esperar resultados. A cooperação requer olhos para discernir e perceber o que é necessário, distanciar-se da sua própria proposta e contribuir com apenas um ingrediente. Às vezes, não é sequer uma ideia. Por mais capaz que você se considere, dar uma mão, um apoio.

Até certo ponto, quase todos tem essa virtude. Todos cooperam com o que lhes interessa. Na verdade, possuir essa virtude em “tempo integral” é ter sempre a mão estendida para o que for necessário. E mesmo que não haja nada para fazer, ainda assim o mundo precisa do apoio de mentes tranquilas.

Por trás dessa virtude há algo não menos comum: um profundo otimismo em relação ao futuro. Se a cooperação só ocorre nas ações individuais, ela não é nada; mas se vem do entendimento de que cada ato de generosidade contribui para uma criação totalmente nova, então se torna algo grandioso. É o combustível para um mundo novo, assim como será cada virtude humana se conscientemente baseada numa visão do futuro. Talvez seja o que se queira dizer com a expressão “estar unido com o mundo” – quando tudo o que se faz é uma aposta comum e não uma jogada individual num jogo pessoal.

O que é a “nova criação”? Certamente não é Deus criando corpos numa terra de leite e mel. Não. É um processo intrincado, com forte oposição, mas basta uma palavra, um pensamento, uma ação para elevar outra mente humana, e você estará contribuindo de maneira significativa.

Fonte: Livro Beleza Interior – O Livro das Virtudes, autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris, versão eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

No dicionário da internet há 11 sinônimos para 1 sentido da palavra cooperação:

  1. Ato de prestar ajuda: colaboração, ajuda, apoio, assistência, auxílio, coadjuvação, concurso, contribuição, contributo, participação, solidariedade.

Somos centelhas divinas, estamos todos aqui em experiências e aprendizados, porque não cooperar com os outros? Teoricamente, se todos pensarem assim as experiências serão melhores para todos, porém na prática sabemos que não acontece assim, ainda. Aí vem esse texto da Anthea e traz a reflexão: “Quem oferece seus serviços e em seguida espalha seu nome sobre os resultados, não é cooperativo”, isso leva a reflexão: será que somos cooperativos de verdade, ou buscamos os reconhecimentos de nossos atos. Então, no dia de hoje, vamos praticar a cooperação, sem expectativas de reconhecimento, cooperar porque cooperar é bom, porque cooperar é certo, porque cooperar é positivo, cooperar é divino, e espalhar a luz no caminho dos outros, sem esperar que nos sigam, lembre-se em cada momento do dia de hoje, cooperar. Ao final do dia, lá antes de dormir, reveja o seu dia, revise as oportunidades de cooperação que você teve durante o dia e analise a sua conduta nelas, se você conscientemente fez o exercício, cooperou bastante com tudo e com todos, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem” lembre-se de perdoar pelas oportunidades em que não cooperou, e perdoe os outros por não terem cooperado com você, afinal, você não está esperando reconhecimento através da reciprocidade não é? Abrace-os mentalmente, doe amor, e agradeça-os pelas oportunidades de hoje.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Continuar... ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Entre em contato