fbpx

Dia 19 - Obediência

clique no + para expandir o texto:

 

Obediência traz tranquilidade. Não a tranquilidade sem movimento, mas aquela de tudo movendo-se naturalmente na direção certa. É como a maré que muda conforme a lua. Há todos os tipos de movimentos e inquietações na água, mas independente disso, a maré sempre muda por causa da lua.

Obediência é quando as rebeliões da mente retornam como ondas e se recolhem devido ao poder espiritual que as move. Não se trata de força, mas da criação de um ritmo natural. Do ruído à quietude, do questionamento ao silêncio. Onde há desobediência interior, há perigo. Perigo de o oceano romper as paredes e inundar a meticulosa criação do pensamento; lares e famílias de ideias destruídos. Há o perigo da impulsividade e dos sonhos. Há tanto perigo.

A história da mudança das marés é perfeita. Basta consultar a tabela para saber quando é seguro velejar. Do mesmo modo, pode-se confiar numa mente obediente. Não é um tédio obedecer a si, mas é a pista de decolagem para um voo desafiador. Mantenha-se dentro das regras e você será livre. Você será confiável e belo. É muito raro encontrar alguém com mente obediente.

Os passos para a obediência são como os passos de uma dança. Eles se movem em estágios. O primeiro é praticado sozinho. Atenção constante a um movimento que se repete. Essa é a obediência da mente. O recuo e o avanço rítmicos de pensamentos problemáticos. Você começa a pensar, expande e com uma precisão suave, recolhe o pensamento antes que ele machuque alguém. Recolher não é sinal de que esteja errado. Faz parte da dança.

O segundo estágio é aprender a dançar, a coordenar os passos. Isso começa com aceitar o professor, algo ou alguém com quem aprender. Obedecer é seguir o professor. É praticar sozinho e observar com intensidade e entusiasmo os passos se transformarem em dança.

Esses dois estágios não exigem mais que atenção e dedicação. Mas o último exige coragem. É a obediência às circunstâncias. É quando a dança lenta e íntima do amor torna-se pública. Ter tranquilidade interior, obedecer aos próprios princípios é uma coisa; seguir o professor, harmonizando-se silenciosamente, mas obedecendo às circunstâncias, é outra.

É quando o mundo grita, exige, obriga e ainda assim você mantém o ritmo e a precisão, continua a dançar, mas não no vazio. Você doa para a vida. Em vez de a disciplina interior ser uma fuga, torna-se fonte de prazer. A obediência máxima é quando você aprende os passos, conhece a dança, e não importa o quão antimusical a situação possa ser, por maior que seja o risco de colidir e se machucar, você convida o outro para dançar. E não só convida, como a dança da obediência torna-se a sua religião.

Novamente, a fonte é o livro Beleza Interior, o livro das virtudes, da autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris e edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

No dicionário consultado, 36 sinônimos de obediência para 5 sentidos da palavra obediência:

  1. Ato de obedecer: acato, acatamento, cumprimento, respeito, reverência, observância, observação, conformidade, realização, execução.
  2. Submissão à vontade de alguém: submissão, sujeição, subordinação, vassalagem, tutela, escravidão, dependência, heteronomia.
  3. Característica de quem é obediente: conformação, resignação, aquiescência, fidelidade, disciplina, paciência, docilidade, flexibilidade.
  4. Autoridade: autoridade, domínio, mando, controle, poder.
  5. Homenagem: homenagem, tributo, preito, louvor, glória.

Você já se identificou no meio de um turbilhão de pensamentos? Ou já fez ou falou coisas e depois se questionou se foi você mesmo quem fez ou falou aquilo? A mente desobediente, segue os desígnios do ego, e como ele tem sempre razão, fara tudo para preservar seus direitos e posses. Mesmo que para isso, cause mais danos que aquilo que ele considerou uma “ameaça”.

Colocar a mente em obediência ao Espirito, ao Eu-Superior, requer pratica, requer dedicação, alguns podem achar entediante, e será que isso não é o ego falando? Raciocinando por você?

A prática de hoje é colocar a mente sob domínio do Eu-Superior, obediente. Para fazer isso, há algumas práticas, meditação, o Raja Yoga da Brahma Kumaris é uma delas, o foco no agora, através da auto-observação física e emocional é outra, e há também a proposta da Psicoterapia Reencarnacionista através do Raciocínio e Contra-Raciocínio. Hoje vou explicar um pouco mais uma forma de como fazer isso no dia-a-dia: Para cada ato que você intencionar realizar, pergunte-se antes: “Eu tenho razão para fazer isso?” Se a resposta for sim, há um grande indício que é um ato regido pelo ego. E a segunda pergunta: “O que o Eu-Superior busca aprender com essa experiência?” e a complementar “Como aprender isso, e contribuir para quem está neste aprendizado junto comigo?”. Anote essas perguntas e busque no dia de hoje, sempre que pensamentos lhe vierem, fazer essas perguntas, e outras mais específicas para a situação que estiver passando, tire o controle da mente do automático, e coloque ela obedientemente a serviço do Eu-Superior, você, sua Essência.

E ao final do dia, reveja os eventos e situações, perdoe a si e aos demais pelos momentos em que deixou a mente agir livremente, afinal estamos todos em aprendizado, em evolução, desculpe-se, se necessário, doe amor mentalmente a todos que se conectaram com você hoje, e agradeça-os pelas oportunidades trocadas. Quem estiver fazendo a avaliação pela planilha, dê a si uma nota de 1 a 5, sendo 1 “tentei” e 5 “fui muito bem”. Que você tenha um ótimo dia e realize muito bem esse exercício.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Informações adicionais

Salvar ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

 

Inscreva-se

* preenchimento obrigatório
/ ( dd / mm )

Marque os meios de contato que você permite que entremos em contato com você:

Você pode descadastrar-se a qualquer momento clicando no rodapé de nossos e-mails. Para informações sobre nossas praticas de privacidade, leia nossa política de privacidade. You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, read our privacy policy.

Nós usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicar no botão Inscreva-se abaixo, esteja ciente que suas informações serão transferidas para o Mailchimp para processamento. Leia mais sobre as praticas de privacidade do Mailchimp.
We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

Entre em contato