fbpx

Dia 9 - Doçura

Doçura é o domínio dos sentidos. Olhos que veem no fundo das coisas, ouvidos que escutam o coração das coisas, lábios que falam apenas a essência das coisas. Doçura é o resultado de uma longa jornada interior para o centro da vida e a capacidade de ali permanecer e observar.

Doçura é viver na linha da verdade em que você vê o que acontece e está longe da exibição das palavras. É um estado delicado, ligado à morte. Porque antes de morrer, é só aquela linha que você vê, não a vida, e subitamente entende os quês e os porquês e então segue em frente. É muito especial estar vivo e feliz, mas também é estar nesse ponto entre a vida e a morte em que você só enxerga o que importa.

A doçura busca o bem em tudo, porque no fundo, é a convicção de que o bem está em todas as coisas, basta ter paciência para encontrá-lo. É falsa doçura dizer que algo é bom quando você não teve tempo para descobrir o quê, e por preguiça, aponta o mais óbvio. A verdadeira doçura só se alimenta da realidade.

A doçura é a virtude dos muito jovens que ainda não perderam o otimismo e também dos mais velhos para os quais cada momento da vida é precioso, e o passado são aquelas memórias cuidadosamente escolhidas que o tempo não pode levar.

Aquele que é realmente doce não pode ser vítima do tempo, pois a doçura é a qualidade de quem já tocou a eternidade.

Novamente, a fonte é o Livro Beleza Interior, o livro das virtudes, autora Anthea Church, editora Brahma Kumaris, edição eletrônica de 2013. Livro na amazon: http://a.co/fW3VFYA

23 sinônimos de doçura para 4 sentidos da palavra doçura:

  1. Qualidade do que é doce: doce, dulçor, açúcar, mel.
  2. Qualidade de quem é meigo: meiguice, ternura, afetuosidade, amorosidade, afabilidade, delicadeza, carinho, afeto.
  3. Qualidade do que é suave e brando: suavidade, brandura, amenidade.
  4. Aquilo que é agradável e prazeroso: delícia, deleite, prazer, regalo, deleitamento, deleitação, regozijo, satisfação.

Quando estamos na infância física, é muito comum o riso fácil, por quase qualquer coisa, você já parou para pensar no que fazia você sorrir quando era mais criança? Nem toda criança, e nem toda pessoa que está idosa, tem essa doçura que o texto nos fala, mas ao longo da caminhada da encarnação é raro não encontrar algumas pessoas assim. Você é uma delas? Ou era? Compreender que o mundo, e que o universo está a serviço de exercitar a expansão da luz divina, e que em todos nós há essa luz, bastando que nós nos conectemos com isso, é pra mim um motivo de alegria, isso me conecta a essa criança-interior que é parte de mim, e que estava esquecida na memória do tempo e dessa encarnação. E é interessante observar, que quanto mais me sinto conectado com isso, mais doce é o momento.

O desafio de hoje, para todos nós, é encontrar essa doçura, encontrar motivos na vida, a cada momento, a cada evento, que nos remetam a essa conexão com a luz divina que habita em nós, e se algo não remeter a essa doçura, lembrar do texto: “...a doçura busca o bem em tudo...” e manter a pesquisa, a reflexão ativa para esta busca. Pode parecer um exercício sem sentido, pois a mente, ou o ego, vê com frequência as dores e agruras do mundo como infindáveis e irremediáveis, mas isso é resultado da própria forma que nos conduzimos no automatismo, na robotização do dia-a-dia. Há alguns anos, fiz um exercício similar, que consistia em, para cada pessoa que encontrava pelo caminho, analisar e identificar uma característica para elogiar ou exaltar, nesse exercício eu tive grande dificuldade na época, tanto em encontrar o que falar, quanto por falar o que encontrava para as pessoas, mas aconteceu algo interessante para mim: meu humor melhorou, e comecei a ver mais motivos de alegria e eventos positivos na vida e no mundo, mesmo com pouco sucesso no exercício. Isso chamou minha atenção, e depois de algum tempo, entendi a causa disso: o cérebro físico é capaz de perceber mais de 200 sinais externos, através dos sentidos psicofísicos, mas somente 5 por vez ele consegue processar, e como ele decide quais ele vai processar? Através do padrão de pensamento mais frequente que nos ocorre, ou seja, quando comecei a me esforçar em ver características positivas nas pessoas para elogia-las, instrui meu cérebro para mudar o foco para coisas boas, e ele “naturalmente” ficou mais alegre, isso acontece conosco o tempo todo.

Então, no dia de hoje, dedique-se a isso, a verificar motivos de doçura no seu dia, na sua vida, na sua casca, no seu trabalho, na sua família, etc. E ao final do dia, reveja estes momentos, desculpe-se mentalmente pelos momentos em que você não foi doce, perdoe-se e aos outros pelas situações de pouca ou nenhuma doçura que você percebeu, e faça um abraço amoroso, caloroso e doce mentalmente com essas pessoas, e agradeça a todos pelo dia.

Planilha de auto-avaliação

Download da planilha

Antes de fazer o download...

Informações adicionais

Salvar ×

A centelha divina que habita em mim agradece a centelha divina que habita em você.

🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

 

Inscreva-se

* preenchimento obrigatório
/ ( dd / mm )

Marque os meios de contato que você permite que entremos em contato com você:

Você pode descadastrar-se a qualquer momento clicando no rodapé de nossos e-mails. Para informações sobre nossas praticas de privacidade, leia nossa política de privacidade. You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, read our privacy policy.

Nós usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicar no botão Inscreva-se abaixo, esteja ciente que suas informações serão transferidas para o Mailchimp para processamento. Leia mais sobre as praticas de privacidade do Mailchimp.
We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

Entre em contato